MATERIAIS E TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS
DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL
A cadeia produtiva da construção civil é responsável por 75% do consumo dos recursos naturais do nosso planeta.
Amenizamos esta situação tomando algumas atitudes como:
-
Reduzir nossas necessidades de espaço construído;
-
Tornar mais eficientes e racionais o uso dos materiais e processos construtivos, reduzindo o desperdício e a manutenção;
-
Utilizar materiais de produção regional;
-
Manter e resgatar tecnologias construtivas tradicionais;
-
Reutilizar produtos de rejeitos das construções e industrias locais.
Em nossas construções, procuramos utilizar materiais que causem baixo impacto ambiental em seu ciclo de vida, desde a sua extração, beneficiamento, fabricação, até a sua aplicação na obra, assim como a sua eficiência, durabilidade e possibilidade de reciclagem futura.
Associamos estes materiais às técnicas construtivas mais adequadas para cada situação e necessidade funcional, respeitando e aproveitando as condições climáticas do local da obra.
Nossas pesquisas sobre os mais variados tipos de materiais utilizados nos elementos construtivos de uma edificação – estrutura, vedações, aberturas, pisos, coberta e revestimentos – nos levaram a selecionar aqueles que menos agridam o meio ambiente e que transmitam às pessoas uma sensação de bem estar e harmonia com a natureza.
clique na imagem para ampliar
clique na imagem para ampliar
COB
Parede moldada no local com o empilhamento manual de pequenos volumes de terra em formato irregular, ainda úmidos, porém com consistência adequada.
clique na imagem para ampliar
CASCAJE
Laje leve e de baixo custo, pré-fabricada em moldes de madeira ou chapa metálica, cujo formato abobadado confere grande resistência com uma mínima espessura.
clique na imagem para ampliar
CORDWOOD
Formado pela composição de tocos de madeira e argamassa de terra crua, é uma técnica utilizada para compor painéis de vedação, necessitando de uma estrutura auxiliar para o suporte do telhado.
clique na imagem para ampliar
PAU-A-PIQUE
Formado pelo entramado de réguas de madeira preenchido com argamassa de terra crua, é uma técnica utilizada para compor painéis de vedação, necessitando de uma estrutura auxiliar para o suporte do telhado.
clique na imagem para ampliar
MADEIRA de DEMOLIÇÃO
Aplicada em estruturas de pisos e coberturas, painéis de paredes, escadas, bancadas, balcões e mobiliário tem a vantagem de já estar completamente seca devido ao longo tempo de uso, além de evitar o corte de novas árvores.
clique na imagem para ampliar
TIJOLO COMPACTADO DE SOLO CIMENTO
Blocos formados a partir de uma mistura de terra estabilizada com aproximadamente 10% de cimento, compactados em prensas hidráulicos e secos naturalmente ao vento, sem queima.